Como limpar seu teclado , e mantê-lo em perfeito funcionamento

É interessante a concepção de higiene que se criou envolvendo o teclado do computador. Ele é um dos periféricos onde todos os usuários do PC botam, literalmente, suas mãos, e sobre o qual muitos consomem lanches e outros alimentos. Para os usuários do tipo micreiros, até de travesseiro ele pode servir… Mas ao contrário das mãos, que fazemos questão de lavar sempre que podemos, ou dos vidros da janela, que limpamos para evitar o acúmulo de pó, cimentamos uma crença de que os teclados são autolimpantes, ou que não sujam!

Vamos lá, só cá entre nós: qual foi a última vez que você limpou o seu teclado? Faz tempo? Se não faz, aposto que o que chama de limpeza é passar um pano embebido em algum desinfetante sobre a superfície do mesmo… Infelizmente, isso também não é uma limpeza que preste! Isso porque, nos espaços entre as teclas, assim como aquele entre elas e a superfície em contato com os circuitos receptores dos impulsos de entrada (os caracteres), existem grandes lacunas, que com o tempo são frequentadas por pó, cabelos, restos de comida, pele, unhas, quando não por outros visitantes menos agradáveis de mencionar.

Algum projetista de hardware, em dado momento, deve ter levado em conta esse problema para elaborar a versão preta do teclado – uma espécie de tapetão do mundo digital, permitindo que a sujeira seja camuflada por mais tempo em baixo dele.

Manter o teclado limpo, no entanto, requer pouco de trabalho e boa vontade e pode ser realizada de tempos em tempos para manter a higiene e o seu bom funcionamento (o excesso de resíduos abaixo das teclas pode fazê-las emperrar).

 

O que você precisará

Uma boa limpeza deve começar com a separação de alguns itens:

  1.  Uma chave de fenda simples, fina;
  2.  Um pano (que não solte fiapos);
  3.  Água;
  4.  Detergente ou sabão neutro;
  5.  Um pouco de álcool isopropílico;
  6.  (OPCIONAL) Um spray de ar comprimido ou um aspirador com entrada pequena.

 

 

Fase 1: Desencaixando as teclas

 

O que você precisa saber é que as teclas são encaixadas sobre a superfície sensível que capta e envia os estímulos para a placa receptora. Dessa maneira, é possível desencaixá-las para fazer sua limpeza (tanto na parte superior como na inferior e nas laterais).
Antes de desencaixar as teclas, tenha certeza de possuir um outro teclado, ou uma foto no celular do teclado atual para usar de modelo na hora de remonta-lo (o aplicativo de teclado virtual do Windows também pode servir de guia).

Desplugue o teclado do computador (ou desligue o computador, no caso de notebooks). Em seguida, desencaixe as teclas com a chave de fendas, da seguinte forma: para os teclados de PCs de mesa, mais antigos, coloque a chave de fenda embaixo da tecla e levante-a, gentilmente, da direita para a esquerda, sentindo o encaixe dela se deslocando.
Importante: não se esqueça de guardar alguma referência para o momento de encaixar novamente todas as teclas. Pode tirar uma foto, ou, ainda, numerar as posições para cada tecla (no seu verso).

 


O encaixe deste tipo de teclado é reto, diferente do teclado de um notebook, que possui uma estrutura de encaixe mais refinada. Nesse caso, você precisa localizar a trava do encaixe, por debaixo da tecla, e movê-la da direita para a esquerda, sempre com muita delicadeza, pois não queremos quebrar nada.

 

Fase 2: Lavando as teclas

Agora, você pode lavar as teclas, na água e sabão (ou detergente). Se estiverem encardidas demais, vale a pena deixá-las de molho alguns minutos em água morna, ou ainda utilizar uma escova.

Após isso, você pode secá-las normalmente para a etapa de remontagem posterior (lembre-se: a água não afeta as teclas, que são de plástico, apenas causará problemas se entrar em contato com os circuitos elétricos relacionados ao teclado).

 

Fase 3: O suporte do teclado

Bem, a parte que sobrou do teclado, apenas com os encaixes das teclas, pode ser limpo de diversas formas. Se você possuir um spray com ar comprimido ou um pequeno aspirador, melhor; caso contrário, pode sacudir a poeira no tanque mesmo e depois passar um pano com um pouco de álcool isopropílico sobre a superfície.

 

Após secas as teclas, elas devem ser reencaixadas sobre a superfície de contato do teclado. É um trabalho de paciência oriental, mas tendo em vista que não é uma tarefa a ser realizada diária ou semanalmente, talvez valha a pena em nome da assepsia.

Uma outra alternativa comumente divulgada na internet é abrir o teclado (de PCs de mesa, claro) por trás, retirando os parafusos, desconectar a placa receptora e mandar o periférico para a lava-louça. Não chegamos a testar essa vertente mais radical da faxina, mas, tecnicamente, dá certo.

Fonte: http://www.superdownloads.com.br 

Be Sociable, Share!

Comentários desativados.